História do Município

Share Button

A área ocupada pelo atual município de Fernandes Tourinho fora ocupada originalmente pelos índios Botocudos e Puris, sendo explorada pela primeira vez por Sebastião Fernandes Tourinho, bandeirante descendente do primeiro donatário da capitania de Porto Seguro, Pero de Campos Tourinho. As terras férteis, associadas à proximidade com o Rio Doce, atraíram a vinda dos primeiros habitantes, dentre os quais Sebastião Alves, Celestino Dias, José Augusto Neves e Joaquim Moreira, que deram início à formação do arraial denominado por eles de Itapiru. Eram cultivados principalmente o milho, arroz e feijão, mais tarde tendo sido introduzida a pecuária.

Dado o desenvolvimento da localidade, pela lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, é criado o distrito, denominado Itapiruna e subordinado a Tarumirim. A emancipação é decretada pela lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, constituindo-se pela sede municipal e pelo distrito de Senhora da Penha e instalando-se a 1º de março de 1963. O mesmo decreto também altera a denominação para Fernandes Tourinho, em homenagem ao bandeirante que desbravou a região pela primeira vez.

Os primitivos habitantes da região eram indígenas de várias tribos, como Botocudos e Puris. Os primeiros povoadores foram Antônio Cunha e seus irmãos. Aos poucos chegaram outros povoadores, estabelecendo-se alí e incentivando atividades agrícolas e pastoris. Formou-se um Povoado, conhecido como Patrimônio dos Cunha. No início do século, surgia na região um ponto de carga, mais comumente chamado de Rancho das Tropas, local de descanso e hospedagem de viajantes e comerciantes que surgiam vindos de Tarumirim e Caratinga, para atingirem a estação ferroviária à margem esquerda do rio Doce. Este ponto foi chamado pelos religiosos de Arraial do Bom Jesus. Com o passar dos anos e a fixação de famílias no local, foi construída uma Igreja, e o povoado passou a chamar-se Bom Jesus do Itapiru (Pedra Preta, em Tupi-Guarani). A localidade foi elevada à categoria de Distrito em 1953, pertencente ao município de Tarumirim, com o topônimo de Itapiruna. O distrito emancipou-se em 1962, passando a denominar-se Fernandes Tourinho, em homenagem a Sebastião Fernandes Tourinho, bandeirante que teria desbravado e descoberto todo o curso do rio Doce, por volta de 1576.

GENTÍLICO: tourinhense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O povoado de Bom Jesus do Itapiru foi elevado à categoria de Distrito pela lei 1039, de 12/12/1953, com o topônimo de Itapiruna, pertencente ao município de Tarumirim
O distrito de Itapiruna foi emancipado pela lei 2764, de 30/12/1962, com o topônimo de Fernandes Tourinho.
O município de Fernandes Tourinho é composto por 2 distritos: Fernandes Tourinho (Sede) e Senhora da Penha.

Fundação 30 de dezembro de 19621
Gentílico fernandes-tourinhense

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Entre em Contato(33) 3237-1118Reunião Ordinária 20-09

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow