JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

História do Município

Share Button

A área ocupada pelo atual município de Fernandes Tourinho fora ocupada originalmente pelos índios Botocudos e Puris, sendo explorada pela primeira vez por Sebastião Fernandes Tourinho, bandeirante descendente do primeiro donatário da capitania de Porto Seguro, Pero de Campos Tourinho. As terras férteis, associadas à proximidade com o Rio Doce, atraíram a vinda dos primeiros habitantes, dentre os quais Sebastião Alves, Celestino Dias, José Augusto Neves e Joaquim Moreira, que deram início à formação do arraial denominado por eles de Itapiru. Eram cultivados principalmente o milho, arroz e feijão, mais tarde tendo sido introduzida a pecuária.

Dado o desenvolvimento da localidade, pela lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, é criado o distrito, denominado Itapiruna e subordinado a Tarumirim. A emancipação é decretada pela lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, constituindo-se pela sede municipal e pelo distrito de Senhora da Penha e instalando-se a 1º de março de 1963. O mesmo decreto também altera a denominação para Fernandes Tourinho, em homenagem ao bandeirante que desbravou a região pela primeira vez.

Os primitivos habitantes da região eram indígenas de várias tribos, como Botocudos e Puris. Os primeiros povoadores foram Antônio Cunha e seus irmãos. Aos poucos chegaram outros povoadores, estabelecendo-se alí e incentivando atividades agrícolas e pastoris. Formou-se um Povoado, conhecido como Patrimônio dos Cunha. No início do século, surgia na região um ponto de carga, mais comumente chamado de Rancho das Tropas, local de descanso e hospedagem de viajantes e comerciantes que surgiam vindos de Tarumirim e Caratinga, para atingirem a estação ferroviária à margem esquerda do rio Doce. Este ponto foi chamado pelos religiosos de Arraial do Bom Jesus. Com o passar dos anos e a fixação de famílias no local, foi construída uma Igreja, e o povoado passou a chamar-se Bom Jesus do Itapiru (Pedra Preta, em Tupi-Guarani). A localidade foi elevada à categoria de Distrito em 1953, pertencente ao município de Tarumirim, com o topônimo de Itapiruna. O distrito emancipou-se em 1962, passando a denominar-se Fernandes Tourinho, em homenagem a Sebastião Fernandes Tourinho, bandeirante que teria desbravado e descoberto todo o curso do rio Doce, por volta de 1576.

GENTÍLICO: tourinhense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O povoado de Bom Jesus do Itapiru foi elevado à categoria de Distrito pela lei 1039, de 12/12/1953, com o topônimo de Itapiruna, pertencente ao município de Tarumirim
O distrito de Itapiruna foi emancipado pela lei 2764, de 30/12/1962, com o topônimo de Fernandes Tourinho.
O município de Fernandes Tourinho é composto por 2 distritos: Fernandes Tourinho (Sede) e Senhora da Penha.

Fundação 30 de dezembro de 19621
Gentílico fernandes-tourinhense

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Entre em Contato(33) 3237-1118Reuniâo: 20/04//2017

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow