JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

AMM promove tradicional Congresso Mineiro de Municípios na próxima semana

Share Button

A programação conta com palestras e oficinas comandadas por especialistas de renome nacional

O mês de maio é lembrado pelo movimento municipalista como a data em que acontece o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM): o Congresso Mineiro de Municípios. A sua 34ª edição, acontecerá de 9 a 11 de maio de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo prefeitos, vereadores, agentes públicos e sociedade em um espaço para discussão, troca de informações e muito aprendizado. Além de oficinas, com conteúdos específicos e direcionados à capacitação dos gestores e servidores municipais, o evento conta com as presenças de palestrantes de renome nacional, como a jornalista Leila Ferreira, o advogado Jacoby Fernandes, o jornalista Merval Pereira e o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

Como os maiores desafios dos novos gestores municipais são as perspectivas política e financeira em face da realidade pela qual passa o País, o 34° Congresso Mineiro de Municípios terá como tema “Cidades Criativas e Soluções”, apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade as melhores ferramentas e caminhos a seguir para uma administração eficaz. “Com inovação, eficiência e eficácia na gestão, as perspectivas, com certeza, serão as melhores. No início da gestão municipal, é necessário e imprescindível inovar; mudar velhos conceitos e práticas, transformar os atendimentos de forma a garantir a eficácia do serviço público”, destaca o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, que se prepara para entregar o cargo para o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, que tomará posse no último dia do Congresso.

Na programação, palestras com conteúdos que podem auxiliar os gestores e servidores municipais no dia a dia das prefeituras, como: Receitas públicas advindas de transferências; Plano Municipal de Educação; Corrupção: quais as suas consequências; Relação entre o Sistema Único de Assistência Social e a Política de Direitos Humanos; Desenvolvimento técnico-científico dos servidores públicos municipais; A importância do planejamento para a gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Lei Robin Hood, gestão e monitoramento garante maior receita do ICMS.

O evento contará, ainda, com o 1° Seminário de Controle Interno, o V Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Agricultura e Pecuária, a 32ª Feira do desenvolvimento, a entrega do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal e posse da nova Diretoria da AMM, gestão 2017-2019.

Meio Ambiente

Hoje, a área de meio ambiente é um dos grandes desafios para a administração pública municipal, por depender de uma grande capacidade técnica e de recursos que as prefeituras, principalmente de pequeno porte.  O V Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio AmbienteObras, Agricultura e Pecuária faz parte da programação do 34° Congresso Mineiro de Municípios e reunirá palestrantes renomados para trazer à tona as principais questões da área.

Nos três dias do encontro, serão apresentados temas como: “Consequência do transporte de produtos perigosos e os impactos nos municípios”, “Municipalização do licenciamento ambiental” e “Implantação da coleta seletiva – como diminuir os custos da gestão de resíduos no município”. Segundo o responsável pelo departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, o Encontro é uma oportunidade para os municípios gerirem melhor seus recursos hídricos, além de expor saídas para solucionar a destinação e gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Controle Interno

A existência de um controle interno também é um tema de interesse não só da administração municipal, como também da comunidade, para garantir maior eficiência e eficácia nas ações governamentais.

Nos últimos anos, essa preocupação tem tomado maiores proporções em decorrência do agravamento das penalidades impostas àqueles que eventualmente descumprirem normas e princípios constitucionais relativos aos gastos púbicos.

O I Seminário de Controle Interno, que acontece durante o 34º CMM, aborda questões práticas e diretas para os servidores que atuam na área, como: o que fazer para instituir um controle interno eficiente, ações na Saúde e Educação, em Compras e Licitações, bem como as responsabilidades nas prestações de contas.

Personalidades ligadas à causa municipalista recebem homenagem

Durante a abertura do 34º Congresso Mineiro de Municípios, a Associação Mineira de Municípios (AMM) fará a entrega da Comenda do Mérito Municipalista. A condecoração, considerada o maior reconhecimento municipal do Estado, é concedida a entidades e personalidades que se destacam no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios. A solenidade de abertura terá início às 10h.

Sobre Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa
A Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fernandes Tourinho informa sobre as notícias do Legislativo, notícias e atualidades do Município.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Semana do Microempreendedor Individual é realizada no Leste de Minas

O Sebrae promove a Semana do Microempreendedor Individual em cidades do Leste e Noroeste de ...

Entre em Contato(33) 3237-1118Reuniâo: 20/04//2017

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow